A direcção do MAR acha muito importante a conclusão dos trabalhos que estão actualmente em curso adjudicados pela Câmara Municipal/Junta de Freguesia no sentido de recuperar os atalhos de acesso às duas fajãs da Rocha da Relva: Cascalho e NPPB (Natas, Praia, Pinheiro e Buraco).Considera ainda fundamental que neste trabalho fiquem devidamente resolvidas as seguintes questões:
- o abastecimento de água da nascente dos Natas aos prédios vizinhos;
- o escoamento das águas pluviais que devem ser recolhidas em áreas relativamente pequenas para não fazerem prejuízos no pavimento do atalho.
Em recente reunião com a Junta de Freguesia, realizada logo após as eleições de 15 de Março, a direcção do MAR teve oportunidade de dar a conhecer os seus pontos de vista sobre esta matéria.É igualmente importante instalar placards de informação e sinalização nos trilhos de acesso às duas fajãs para que os turistas que nos visitam possam ter alguma informação sobre o que vão encontrar no seu passeio, nomeadamente nas seguintes áreas:
- geologia - informção sobre a constituição geológica da falésia e seu relacionamento com o complexo vulcânico das Sete Cidades;
- zoologia - colónias de cagarros, garajaus e pombos da rocha;
- botânica - espécies endémicas existentes;
- dados históricos e património construído - história do lugar, muros de pedra, lagares,etc.
É urgente recolher junto de diversas entidades (Universidade dos Açores, Secretaria do Ambinete e do Mar, Secretaria do Turismo) informação sobre estas áreas a fim de a disponibilizar convenientemente.
3 comentários:
pois, as obras andam, com algumas irregularidades, e com gralhas, deichando espeços em branco...
Ao André,
É verdade o que diz mas as obras vão-se fazendo. Os espaços que ficaram atrás serão para compor mais tarde ao que julgamos saber... Foi dada prioridade à Ladeira do Ti Cardoso pois estava muito perigosa. E falta ainda pavimentar a zona da fonte do Pinheiro até ao Buraco.
E ainda,
uma pequena parte de uma ladeira do atalho da Rocha do Cascalho.
Enviar um comentário